Recebi na coluna Meta o Bedelho! um pedido da Dona Erci e da Vitória (mãe e filha), moradoras da Praia da Luz para falarmos sobre o abandono do bairro. Elas denunciam ao Ponto SG que a Praia da Luz virou local para desova de cães, gatos, galinhas que morreram e que é fácil ver bois, burros e cavalos se alimentarem de lixo.

Não bastasse conviver com isso, a região conta com pouco saneamento básico e muitas casas da região ser quer possuem saída de esgoto, havendo um "sumidouro" para cada casa, os ônibus são velhos e muitas vezes quebram em lugares nenhum um pouco agradáveis, como a "Reta", onde não há casas e nem tampouco luz.

Os moradores reclamam dizendo que a prefeitura de São Gonçalo esqueceu que a Paia da Luz também pertence ao município, e na minha opinião, se fosse em outras cidades, só o fato de ser uma região histórica, esse bairro seria o mais evoluído. Mas São Gonçalo a muito tempo vem esquecendo do passado de glórias. Os antigos habitantes deixaram para nós um legado riquíssimo para cultura e turismo, entretanto andam jogando fora toda esta herança.

Além de animais, podemos ver até televisores boiando na água e lixo por toda parte, pois a coleta de lixo na região também é uma coisa precária.

Com certeza atualmente o paraíso que Deus presenteou para a nossa cidade foi "jogado no lixo" pelo poder público, um abuso contra a nossa história, nossa cultura e um desrespeito contra todos os cidadãos que moram na região!

Alô Prefeitura,  está esperando o que? Revitalizar a Praia da Luz é preciso, prefeita!

Seguem algumas fotos do atual cenário da Praia da Luz:
















(Todas as fotos são da Vitória Martins)

6 comentários:

  1. A matéria ficou incomensuravelmente competente!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Vitória pelas fotos e ao Rafael Dias pela matéria.
    São Gonçalo precisa revitalizar esta área.
    Infelizmente a atual gestão da Prefeitura pensa pequeno, não tem perspectiva de futuro e de sociedade. A questão sócio-ambiental é sempre pormenorizada por Panisset e seus aliados.
    É preciso arrancar alegria ao futuro!
    Um forte abraço,
    Prof. Josemar

    ResponderExcluir
  3. É absolutamente imperdoável que um monumento como a Capela da Luz esteja no estado que se encontra... eu cheguei a fazer uma visita, sem compromisso, ao local, há uns 3 anos atrás... só depois da visita que fui saber que a Capela foi construída em 1600 e poucos - e não acreditei como uma construção dessas está jogada ao relento! Enquanto se preserva e valoriza coisas sem sentido, como aquele tubo de ferro enorme no meio da praça, um monumento desse porte, tombado em 1855 (TOMBADO há mais de 150 anos!!!), esteja do jeito que está. Maldita Panisset!

    ResponderExcluir
  4. Pior que o Porto de São Gonçalo, para atender o escoamento do COMPERJ, será no entorno da Praia da Luz, o que por certo criará mais degradação ao Bairro.

    ResponderExcluir
  5. ótima matéria...

    ResponderExcluir