Foto: Carolina Aguiar |
Reagente teve patrocínio do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da Petrobrás com o Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania, e fala da relação dos portadores do vírus HIV com romances e amizades, ou seja, do amor e convívio entre portadores e não-portadores do vírus, além disso possui depoimentos de alguns soropositivos (interpretados por outros atores), o que deixou o filme ainda mais interessante.
Opinião pessoal:
Ao ver este vídeo me deparei com a realidade nua e crua dos portadores do vírus HIV que passam por nós a todo momento e nem sabemos, mas que em suas mentes sofrem pela solidão, sofrem pelo preconceito da população que ainda hoje pensa que um simples aperto de mão possa transmitir a doença ou um beijo, pessoas que pensam que Aidéticos estão predestinados à morte, entretanto muitas vezes o portador vive com normalidade, até mesmo como se não fossem portadores, mas em suas mentes há a dor do preconceito recebido.
Me lembrei que cerca de um ano atrás fui visitar o Centro de Atenção e Atendimento a AIDS - CAAAIDS - que fica no calçadão de Alcântara e pude ouvir alguns testemunhos e relatos sobre estas pessoas, que precisam de todo o apoio, e sobre a necessidade de conscientização da população sobre esta doença.
Em um pouco mais de quatro minutos e meio, o filme consegue nos levar a uma profunda reflexão sobre a vida dos soropositivos e suas dificuldades.
Vejam Reagente:
Sinopse: "O que mantem um relacionamento saudável: o amor ou tipo de sangue que pulsiona o coração? O filme Reagente aborda relatos de soro positivos que transitam em meio a uma trama romântica que ao mesmo tempo que nos apresenta os riscos de um relacionamento com um portador do vírus, nos mostra também o quanto a responsabilidade é de cada um, assim como o cuidado pelo outro e o medo da rejeição ao assumir ser quem se é."
Curta feito pelos alunos do curso intermediário CINEMA NOSSO 2012.1
0 comentários:
Postar um comentário