Clique na imagem para ampliar. |
Há uma fantasia de caridade populista pairando os políticos de nosso estado, não é difícil vermos o governador Sérgio Cabral enaltecendo o Metrô Rio, que é um metrô vergonhoso comparado aos maiores metrôs do mundo.
Em Paris há uma estação de metrô a cada 300 metros, você pode ir para qualquer canto apenas pegando o metrô bem próximo a sua casa.
Além de nossos bairros não estarem ligados, as cidades também não estão. Dependemos do transporte viário superlotado com estradas engarrafadas para ir a qualquer lugar e correr o grande risco de chegar atrasado.
Mas o que mais me intriga é que farão sim a linha 3 do metrô que ligará Niterói à Itaboraí passando por São Gonçalo, entretanto todas as estações ou serão elevadas ou então serão de superfície, o que de alguma forma irá ocupar um grande espaço (que particularmente não vejo) de nossa cidade, que cresceu e continua sem planejamento algum para o trânsito. Mas ressalto que enquanto a nossa linha 3 ainda é um projeto, mas a linha 4 que irá abranger a Zona Sul carioca já esta em obra (por que será?).
A promessa do governo estadual é de o Metrô Linha 3 esteja pronto até o segundo semestre de 2014. (O que eu duvido muito!)
Segue os dados dos maiores metropolitanos do mundo e o do Rio de Janeiro para compararmos e sonharmos que um dia o nosso serviço de transporte seja tão bom e eficiente:
Metrô de Londres (London Underground)
Linhas: 11
Estações: 268
Estações: 268
Metrô de Paris (Chemin de Fer Métropolitain)
Linhas: 16
Estações: 300
Estações: 300
Metrô de Moscou (Московский метрополитен)
Linhas: 12
Estações: 185
Website do metrô de Moscou
Estações: 185
Website do metrô de Moscou
Metrô de Madrid (Metro de Madrid S.A.)
Linhas: 16
Estações: 319
Estações: 319
Metrô Rio
Linhas: 2 prontas (1 e 2) - a linha 4 já está em construção e a linha 3 ainda está no projeto.
Estações: 35 prontas - no projeto da linha 3 há 16 estações e na linha 4 há 6 estações em construção com ligação na estação Ipanema/General Osório (Integração com a linha 1)
Pode comparar também com o metrô de Buenos Aires, para não acharem que metrô desenvolvido ocorre somente em países desenvolvidos.
ResponderExcluirVergonhoso.
Realmente o metrô ainda tem muito que melhorar, mas Sérgio Cabral já está providenciando mudanças, com as novas composições e novas linhas. Aos poucos vamos chegar lá.
ResponderExcluirVagner,
ResponderExcluirNão basta apenas uma variedade de linhas mas também qualidade no seerviço. Como no Japão onde os guardas usam luvas brancas para colocar as pessoas dentro dos carros e não cordinhas de cassetes. E ainda, pagamento via smartphone como quer fazer o metro de Nova York atualemente... (http://mashable.com/2012/07/13/metro-north-tickets-smartphone-app/ - em inglês)