Foto: Vagner Rosa - Alcântara/Centro comercial de SG. Clique para ampliar |
Entre as décadas de 1920 e 1950, São Gonçalo era chamado de Machester Fluminense. Embora fisicamente e geograficamente as duas cidades não possuem nenhuma semelhança, o conteúdo histórico mostra que o apelido até que faz sentido.
Vamos aos fatos... São Gonçalo está localizado próximo a duas grandes metrópoles, Niterói e Rio de Janeiro, o que se tornou atrativo à industrialização local.
Os fatores que proporcionaram aumento no interesse dos empresários foram: a aproximação com a capital federal (que ainda era o Rio de Janeiro), os portos e linhas férreas que existiam na época, e a oferta de terras baratas. Assim, empresas de porte, como a Cimento Portland-Mauá; a Fósforos Fiat Lux; siderúrgicas, como o grupo Hime; e diversas olarias se instalaram em São Gonçalo.
Desta forma, durante a era Vargas, São Gonçalo começa a se urbanizar, se desenvolver e contar com um forte núcleo operário, passando a ser conhecida como Manchester Fluminense, uma ligação à cidade inglesa de Manchester, que foi o berço da Revolução Industrial, onde foi aplicada a primeira máquina a vapor à indústria têxtil e a primeira linha férrea para passageiros que liga a cidade até Liverpool.
Fonte: FAPERJ
0 comentários:
Postar um comentário