Clique na imagem e vá direto para a postagem no facebook

No domingo, dia 17 de junho, a adolescente Ana Caroline de 17 anos, foi arremessada a 15 metros após um policial atingir a moto em que ela estava com o namorado. Seu irmão que estava em outra moto atrás do casal viu tudo e foi impedido de socorrer a jovem que faleceu no local.

Diz-se que os policiais pediram para o casal encostar com a moto e não obedeceram o chamado dos agentes da Polícia Militar, mas sabe-se que os jovens não usavam armas e nem drogas. O despreparo para a abordagem foi demasiada, dado que se eles não estavam armados, bastaria se fazer um cerco policial e logo aplicar a lei no que se refere a fuga realizada, se é que a mesma realmente ocorreu (toda a perícia ainda está sendo realizada).

Mesmo sabendo que muitos bandidos utilizam este tipo de veículo, não se pode generalizar e agir desta forma. Da mesma forma que não podemos generalizar todos os policiais pelo erro individual de alguns. Deve ser feito treinamento intensivo de como abordar alguém e de como agir caso a abordagem seja ignorada, para que mais inocentes como esta jovem, não morram. 

Recebi o link de uma reportagem do Bom Dias Brasil (Rede Globo) do dia 26 de julho de 2010, sobre um adolescente que estava na garupa da moto com o pai e um PM de Fortaleza (CE) abordou disparando um tiro na cabeça do jovem de 14 anos, por achar que o mesmo era um bandido. (Veja: Policial mata jovem de 14 anos, por engano, na frente do pai)

Fiquei muito emocionado com o caso, pois perder uma vida inocente e de uma forma tão trágica é algo muito ruim para a família, os amigos e para a sociedade em geral que começa a se sentir desprotegida, e  ontem à tarde coloquei uma imagem na fan page do Ponto SG para não deixar o caso se encerrar e pedirmos que a justiça seja feita, e aconteceu o que não esperava: em menos de 24 horas foi realizado mais de 1600 compartilhamentos e centenas de curtições, além de vários comentários indignados com o caso.

Agora só nos resta esperar que a justiça seja feita!

3 comentários:

  1. Boa noite Rafael,

    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo exelente blog, mas gostaria de suscitar o benefício da dúvida em favor dos policiais.

    A abordagem policial realmente não foi a mais apropriada, mas diversos erros ocorreram:

    1º Eles estavam sem capacete.

    2° Ao menos um deles estava sem carteira ( digo isso pois conheço o irmão da menina ), logo não estavam usando o veículo de maneira lícita.

    3º Por não estarem de acordo com as normas devidas resolveram fugir da patrulha, fato comum na região, que já estava em perseguição a um carro roubado.

    Junte todos esses fatos que fácil perceber que os policias não são os únicos culpados por esta tragédia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcus Vinicius,

    Fico grato por saber que o Blog lhe agrada, são esses elogios que me motivam a cada dia. Muito obrigado!

    Como você disse a abordagem não foi apropriada, são jovens desarmados que não ofereciam risco algum para a vida dos policiais, podiam perseguí-los e fazer um cerco policial. Uma hora os jovens teriam que parar, gasolina não dura para sempre.

    É comum jovem agir por impulso, e com medo fugir. Será que esses agentes não foram treinados para este tipo de acontecimento?

    Você tem razão quando diz que todos tiveram suas culpas, mas, de verdade, não consegui até agora entender o porquê do agente ter jogado a patrulha em cima dos jovens.

    Volte sempre! =D

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Rafael!

    Não é o meu objetivo isentar os policias de culpa, pois isso é impossível, mas sim dar um novo ponto de vista sobre o assunto para que os policias não recebam uma punição maior do que sua verdadeira culpa.

    Nota: Salvo engano o namorado dela tem 26 anos, portanto ele não tão jovem assim e deveria ter pensado no risco causado ao próprio e a Ana Caroline.

    Para encerrar gostaria de, mais uma vez, parabenizá-lo mas não só pelo espaço e também pela grandeza de deixar publicar um pensamento diferente do seu.

    Até!

    ResponderExcluir